O Primeiro Smartphone com processador Intel
A Motorola lançou na noite de ontem, 04 de outubro, o novo RAZR i, o primeiro smartphone com processador Intel e Tela Cheia. O aparelho possui uma tela de 4,3 polegadas com resolução de 960×540 pixels (256 ppi) de AMOLED, com proteção Corning Gorilla Glass, que ocupa praticamente toda a frente do mesmo, aproveitando muito bem o espaço. Confesso que isso, que a Motorola chamou de Tela Cheia, tem um bom efeito quando pegamos o aparelho, pois passa a impressão de que a tela é maior e o aparelho menor. Esse é o segundo lançamento da Motorola no Brasil, depois da aquisição pelo Google (os outros lançamentos, apesar de terem chegado após a aquisição, já tinha sido apresentados antes), o que pode significar maior confiança em um dos quesitos mais criticados da Motorola até hoje, política de atualizações.
Quanto ao processador, o principal e mais alardeado diferencial deste modelo, trata-se de um Intel Atom Medfield de 2GHz, sendo o primeiro smartphone com um chip da empresa, uma das principais fabricantes de processadores do mundo. Se por um lado a velocidade de 2GHz possa chamar a atenção, o fato de se tratar de um single-core, quando já estamos na era dos quad-core, pode decepcionar muita gente. Porém Steve Long, presidente da Intel para a América Latina, garantiu no evento que a tecnologia hyper-threading incorporada ao processador do RAZR i, garante um desempenho igual ou até superior que muitos dos quad-cores lançados recentemente.
É uma afirmação ousada, mas só o uso no dia a dia poderia nos confirmar isso, ou não. Pude realizar alguns testes rápidos com alguns aplicativos e jogos e o que posso afirmar por enquanto é que o RAZR i é realmente muito rápido, bem mais rápido aliás que meu já velho Galaxy Nexus. Aproveitei também para registrar o resultado de um teste de benchmark, realizado com o aplicativo Quadrant Standard Edition.
“O brasileiro, que é apaixonado por comunicação e tecnologia, tem agora à sua disposição uma experiência única combinando a tecnologia Motorola com o desempenho e a confiabilidade dos processadores Intel. E essa união é um marco para a Intel na América Latina”, comentou Steve Long, presidente e diretor geral da Intel na América Latina. “A inovação presente no processador Intel Atom garante as características que o brasileiro deseja em um smartphone: é rápido, eficiente no consumo de bateria e na execução de aplicativos, além de contar com uma câmera que não deixa escapar nenhum momento importante da vida do usuário.”
Outro grande destaque foi dado à câmera, já que, de acordo com a Motorola, a função câmera é uma das principais utilizadas pelos usuários no dia a dia, e por isso a empresa investiu esforços para produzir uma das melhores câmeras já incorporadas à um smartphone, com 8MP e que é inicializada em menos de um segundo. O aparelho ainda conta com uma tecla dedicada para fotos, que ativa a câmera mesmo com o smartphone bloqueado, assim como o modo multi-shot, que permite captar dez imagens em menos de um segundo. Com o sensor iluminado na parte de trás e as funcionalidades de alto alcance dinâmico (HDR), a promessa é que as fotos saiam com perfeição, mesmo em condições de iluminação desfavoráveis.
“O RAZR i vem com câmera que se inicializa instantaneamente, capaz de tirar 10 fotos em menos de um segundo, além de contar com carregamento ultrarrápido das páginas de internet. Tudo isso em um dispositivo compacto e de tela grande que cabe na palma da mão,” afirmou Sergio Buniac, vice-presidente da Motorola Mobility. “O aparelho é o primeiro com processador da Intel na América Latina, traz um design incrível e uma excelente autonomia de bateria.”
O novo smartphone da Motorola vem com Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), que será atualizado para Jelly Bean, o que a Motorola garantiu que acontecerá entre o fim deste ano e começo do próximo. Além disso, possui tecnologia NFC, que permite compartilhar contatos, links, mapas e muito mais com celulares compatíveis por meio da funcionalidade Android Beam. A tecnologia NFC ainda permitirá no futuro fazer pagamentos com o intercâmbio seguro de informações, bastando apenas aproximar o aparelho de terminal, para realizar o pagamento. E isso foi uma das coisas mais bacanas do evento, que contava com um terminal da Cielo e um aparelho configurado para testes da tecnologia de pagamento via NFC, simulando a venda de uma cerveja, o que, pelo menos nos testes, funcionou perfeitamente, mostrando como pode ser promissor o uso dessa tecnologia para estes fins. Questionei quanto à implantação desse sistema de pagamentos no Brasil e se a Motorola estava trabalhando para isso, e a resposta foi positiva, porém sem mais detalhes, por enquanto.
O RAZR i é feito com materiais premium e possui uma estrutura de alumínio aeronáutico, cortada com diamante2 , que envolve o display feito de Corning Gorilla Glass, oferecendo resistência a riscos. Na parte traseira, o usuário vai encontrar a fibra Kevlar da DuPont. O RAZR i vem uma bateria de 2.000 mAh apenas, inferior inclusive a do último lançamento da Motorola no Brasil, o RAZR HD, mas mesmo assim a empresa promete de longa duração. Também é possível configurar regras de economia com o SMARTACTIONS, que ajusta automaticamente o aparelho para otimizar cada carga. Seja para poupar bateria ou evitar que o celular toque durante uma reunião, a ferramenta permite programação automática de ações específicas. O exclusivo aplicativo Guide Me da Motorola vem pré-carregado com tutoriais para muitas funcionalidades, o que torna desnecessário o manual de instruções. Outra exclusividade da Motorola, o Widget Circles interativo, permite acesso rápido a notificações, tempo, hora e muito mais.
Disponibilidade e preço O Motorola RAZR i já está disponível no Brasil a partir de hoje (5 de outubro), por enquanto na cor preta, mas até o final do ano será disponibilizado um modelo na cor branca. O preço sugerido é de R$ 1.299, e podemos esperar uma grande campanha de marketing para as próximas semanas, pois, já que esse é o principal lançamento da empresa para o natal, Rodrigo Vidigal, Diretor de Marketing da Motorola, garantiu que está sendo feito um investimento grande no que, segundo anunciaram ontem, será a maior campanha da empresa dos últimos cinco anos.
Category: Técnologia






0 comentários